quarta-feira, 18 de maio de 2011

Plano de aula 05

Colégio Estadual Costa e Silva
Prof.ª Estagiárias: Claudiane Aquelino de Lima
                                Deyse Mayara dos Santos
                                Giselle Carvalho Menezes
Prof.ª Orientadora: Emanuelle Tourinho
Prof.ª Regente : Cristiane Silva dos Santos
Disciplina: História
Série: 1º ano                Turma: C          Grau: Ensino Médio
Data: 20/05/2011
Tema: Continuação do Egito e início da Mesopotâmia
Duração: 1: 40 minutos

Plano de aula 05

Conteúdo Programático
Þ    Organização social do Egito
Þ    Religião egípcia
Þ    Escrita do Antigo Egito
Þ    Formação da Mesopotâmia
Þ    Os Impérios Mesopotâmicos

Competências
      Þ    Definir como se organizava a sociedade egípcia
      Þ    Caracterizar a religião e a escrita do Egito
      Þ    Explanar a gênese da Mesopotâmia

      Þ    Assinalar os Impérios Mesopotâmicos

Habilidades
Þ    Classificar a estrutura da sociedade do Antigo Egito
Þ    Explicar a religião no Antigo Egito
Þ    Caracterizar a escrita egípcia
Þ    Explicar a formação da Mesopotâmia
Þ    Distinguir os Impérios Mesopotâmicos

Metodologia
Þ    Aula expositiva

Recurso didático
Þ    Quadro branco;
Þ    Pincel;
Þ    Livro didático
Þ    Jogo das perguntas

Avaliação

Þ    Debates
Þ    Participação nas atividades

Referência
Þ     VICENTINO, Cláudio. História Geral, Ensino Médio. 9ª Ed. São Paulo: Scipione, 2002.


TEXTO PARA AULA



Continuação Egito
Sociedade, religião e escrita no Egito Antigo

        A sociedade egípcia estava estruturada em varias camadas, sendo que acima de todos estava o faraó e sua família; logo abaixo se encontravam a aristocracia e a burocracia e na base da sociedade egípcia estava à massa camponesa e os escravos. A religião egípcia era cheia de mitos e crenças interessantes, onde o politeísmo era o elemento cultural mais atuante constituída pela existência de vários deuses alguns deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado como vacas, touros, gatos, etc. Cada cidade possuía um deus protetor e templos religiosos em sua homenagem. A escrita egípcia também foi muito importante para este povo, no antigo Egito desenvolveram-se três tipos de escrita, a sagrada hieroglífica; a hierática e a popular demótica. O francês Champollion foi o responsável pela decifração dessas escritas.

As civilizações da Mesopotâmia

          A Mesopotâmia, nome dado pelos gregos que significa “terra entre rios”, se encontrava entre os vales do rio Tigre e Eufrates onde hoje é o território do Iraque e terras próximas. Estava situada numa região de solo bastante produtivo a denominada “Crescente Fértil”.




            No norte da Mesopotâmia, ficava a Alta Mesopotâmia uma região montanhosa, desértica e menos fértil, no centro e no sul ficava a Baixa Mesopotâmia constituída de planícies muito férteis.  As cheias dos rios Tigre e Eufrates provocavam grandes inundações, principalmente no sul. Quando as águas baixavam formavam um lodo que fertilizava o solo, tornavam a área ideal para o cultivo. O controle das cheias dos rios exigia um eficiente sistema de organização coletiva do trabalho, para a construção de diques de proteção, drenagem e canais de irrigação que levavam a água às regiões mais distantes do Tigre e do Eufrates.
          Na Mesopotâmia as invasões foram constantes e sucessivas. Povos de diversas origens invadiram o território como os sumérios, os acádios, os amoritas (antigos babilônios), os assírios e os caldeus (novos babilônios).

      SUMÉRIOS (3500 - 2000 a.C.)
- Berço da Mesopotâmia
- Composta por cidades-estados governadas por um patesi
- As rivalidades entre as cidades-estados geram um enfraquecimento na região
- Criaram a escrita cuneiforme e o calendário
 
ACÁDIOS (2.300 a.C.)
- Civilização agrícola
- O apogeu ocorre com Sargão I
- Domina os sumerianos
- Formam o primeiro Império da Mesopotâmia
- Decadência dos Acádios


      O Primeiro Império Babilônico

         A origem da civilização babilônica remonta à 3.000 a.C., com a chegada de povos semitas à Mesopotâmia, seu império compreende-se  por dois períodos distintos: O Primeiro Império Babilônico e o Segundo Império Babilônico. O primeiro deles estende-se de 1728 a.C. a 1513 a.C, atingindo sua grandiosidade durante o reinado de Hamurábi. Este imperador expandiu o território desde o Golfo Pérsico até o norte da Assíria, unificando assim toda a região. Ele governou criando leis severas, sendo o responsável pela elaboração do primeiro código jurídico escrito da humanidade, o então conhecido Código de Hamurabi, baseando-se nas Leis de Talião ( " olho por olho, dente por dente " ). Essas punições variavam de acordo com a posição social tanto da vítima quanto do infrator. O imperador Hamurábi realizou uma reforma religiosa , transformando o deus Marduk de babilônia como o principal do império, foi feito para ele um templo com um Zigurate de Babel. Fato até citado na Bíblia, como uma torre para poder alcançar os céus.

       Assírios

            A Assíria era utilizada como passagem natural entre a Ásia e o Mediterrâneo, por isso  ela sofreu várias invasões e por causa dessas invasões foi despertado no povo um espírito guerreiro. Destacaram-se assim pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Os assírios encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade, eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam, impondo aos vencidos castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Por causa destas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.O império assírio foi destruído em 612 a.C. pelos caldeus.
  













Nenhum comentário:

Postar um comentário