sexta-feira, 13 de maio de 2011

Plano de aula 04

Colégio Estadual Costa e Silva
Prof.ª Estagiárias: Claudiane Aquelino de Lima
                                Deyse Mayara dos Santos
                                Giselle Carvalho Menezes
Prof.ª Orientadora: Emanuelle Tourinho
Prof.ª Regente : Cristiane Silva dos Santos
Disciplina: História
Série: 1º ano                Turma: C          Grau: Ensino Médio
Data: 13/05/2011
Tema: Egito
Duração: 1: 40 minutos
Plano de aula 04

I - Conteúdo Programático
ð  Antiguidade Oriental.
ð  A sociedade as margens do Nilo.
ð  Evolução histórica do Egito.
ð  As ciência e artes.

II - Competências
ð   Determinar as causas que motivaram o surgimento de uma sociedade em torno do rio Nilo.
ð  Traçar o modo de organização da sociedade egípcia durante a sua evolução histórica.
ð  Apresentar as ciências e artes  que se destacaram no Egito. 

III - Habilidades
ð   Descrever os aspectos geográficos que permitiram o desenvolvimento das cidades.
ð  Diferenciar os períodos da história egípcia.
ð  Reconhecer as ciências e artes como imprescindíveis para a evolução do Egito.

IV-Metodologia
ð  Aula expositiva

V-Recursos Didáticos
ð  Quadro branco;
ð  Pincel;
ð  Livro didático;
       ðDinâmica: desafios de textos.
VI-Avaliação
ð  Debates;
ð  Participação nas atividades. 

VII-Referência Bibliográfica

Þ    VICENTINO, Cláudio. História Geral, Ensino Médio. 9ª Ed. São Paulo: Scipione, 2002.

TEXTO PARA A AULA:

A sociedade as margens do Nilo

               Durante a Antiguidade Oriental passam a haver duas novas formas de organização social que passam a ser denominadas de sociedades coletivas e escravistas, esse período marca também o surgimento das primeiras civilizações da humanidade. Esses grupos humanos se desenvolveram ao redor dos rios e por causa dos rios, devido a isso essas sociedades passam a ser chamadas de potâmicas a exemplo disso temos o Egito e Mesopotâmia.

O Egito uma dádiva do rio Nilo.

             O Egito está situado no nordeste da África, em uma região semi-árida e se desenvolveu em torno do rio Nilo, por meio de Heródoto essa civilização passa a ser definido como " uma dádiva do Nilo", isso porque as margens do rio estavam fertilizadas devido às cheias, tornando-se então propicia para o desenvolvimento da agricultura. No decorrer de sua evolução histórica o Egito esteve dividido nos seguintes períodos:

        - Pré- dinástico (4000-3200 a. c.)
                  Organizado em nomos;
                  Sem unidade política;
                  Menés unifica o Baixo Egito e o Alto Egito; 
  
       - Antigo Império (3200- 2000 a. c.)
                  Centralização política;
                  Período dinástico;
                  Trabalho agrícla;
                  Construção das pirâmides;

Pirâmides de Gizé

             - Médio Império ( 2000- 1580 a. c.)
                       A capital passa a ser Tebas;
                       Expansão comercial;
                       Invasões estrangeiras, entre elas os Hicsos;
                       Os hebreus chagam ao Egito;

            - Novo Império ( 1580- 525 a. c.)
                       Com Amósis I houve a expulsão dos hicsos;
                       Escravização dos hebreus;
                       Apogeu do Egito;
                       Com Tutmés III houve um militarismo do Egito;
                       O faraó Amenófis IV tenta por fim ao politeísmo;
                       A invasão dos Assírios;

                                   Faraó Amenófis IV

           - Renascimento Saíta
                       Psamético I expulsa os assírios;
                       A capital passa a ser Saís;
                       Há um desenvolvimento da econimia e militarismo;
                       O Egito passa por invasões dos seguintes povos: persas, macedônicos e romanos;
                       
                 Entre as ciências que se desenvolveram no Egito podemos destacar a medicina com o        desenvolvimento cirúrgico e conhecimento de doenças, foi através da medicina que os egípcios desenvolveram a técnica de mumificação. A matemática e a arquitetura tiveram uma grande importância para a construção das pirâmides.
                 
      




   

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