quinta-feira, 28 de abril de 2011

Plano de aula 02

Colégio Estadual Costa e Silva
Prof.ª Estagiárias: Claudiane Aquelino de Lima
                                Deyse Mayara dos Santos
                                Giselle Carvalho Menezes
Prof.ª Orientadora: Emanuelle Tourinho
Prof.ª Regente : Cristiane Silva dos Santos
Disciplina: História
Série: 1º ano                Turma: C          Grau: Ensino Médio
Data: 29/04/2011
Tema: Aplicação de prova sobre o conteúdo Introdução ao Estudo da História e Pré-História
Duração: 1: 40 minutos

Plano de aula 02

Conteúdo Programático
Þ    Introdução ao Estudo da História.
Þ    Os primórdios da humanidade.
Þ    Os períodos da Pré-História.

Competências
Þ    Definir o conceito de História e Pré-História;
Þ    Identificar os meios utilizados para o estudo do tempo histórico;
Þ    Indicar as transformações ocorridas durante a evolução do homem.


Habilidades
Þ    Distinguir o significado de História e Pré-História;
Þ    Qualificar os meios de sobrevivências usados na Pré-História;
Þ    Caracterizar os períodos nos quais a Pré-História é subdividida.

Metodologia
Þ    Aula expositiva

Recurso didático
Þ    Prova escrita

Avaliação
Þ    Prova contendo questões objetivas

Referência
Þ     VICENTINO, Cláudio. História Geral, Ensino Médio. 9ª Ed. São Paulo: Scipione, 2002.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Documentário BBC: Homens das cavernas

http://www.google.com.br

Sinopse

BBC e surperinteressante apresentam o filme definitivo sobre a evolução da espécie humana,contada de forma revolucionária. Uma formidável jornada ao passado para descobrirmos como nós nos tornamos em quem somos hoje. Por meio de sofisticados efeitos especiais, computação gráfica e reconstituições precisas de como era a vida e a morte há milhões de anos.

Duração: 118 minutos

Gênero: documentário

Diretor: Richard Dale

Plano de aula 01

Colégio Estadual Presidente Costa e Silva
Prof.ª Estagiárias: Claudiane Aquelino de Lima
                                Deyse Mayara dos Santos
                                Giselle Carvalho Menezes
Prof.ª Orientadora: Emanuelle Tourinho
Prof.ª Regente : Cristiane Silva dos Santos
Disciplina: História
Série: 1º ano                Turma: C          Grau: Ensino Médio
Data: 15/04/2011
Tema: Pré-História
Duração: 1 h 40 min.

Plano de aula 01

Conteúdo Programático

Þ    Conceito de História
Þ    Origem do Homem
Þ    Introdução à Pré-História


Competências

Þ    Definir o conceito de História e apontar seus benefícios
Þ    Classificar a divisão dos períodos Pré-Históricos
Þ    Explicar a origem do Homem


Habilidades

Þ    Distinguir a diferença de Pré-História e História
Þ    Caracterizar cada período da Pré-História 
Þ    Indicar a origem do Homem e seu modo de sobrevivência


Metodologia

Þ    Aula expositiva dialógica com uso de recursos instrucionais (Datashow).


Recurso didático

Þ    Quadro branco;
Þ    Pincel;
Þ    Livro didático;
Þ    Datashow;
Þ    Documentário da BCC " Homens das cavernas" a respeito da evolução da espécie humana.


Avaliação

Þ    Debates
Þ    Participação nas atividades

Referência

Þ     VICENTINO, Cláudio. História Geral, Ensino Médio. 9ª Ed. São Paulo: Scipione, 2002.
      Þ     DALE, Richard. Homens das cavernas. 2003. 118 min. Documentário.


TEXTO PARA A AULA:

                                                           A Pré- História

A História é uma ciência que estuda a evolução do homem ao longo do tempo, seu estudo foi dividido em dois períodos: a Pré-História (período que começa com o surgimento do homem na Terra e termina com a invenção da escrita) e a História (período que começa com o surgimento da escrita e perdura até os dias atuais).
Pré-História: O termo Pré-História apesar de ser bastante utilizado é inadequado, pois passa a ideia de que as populações que existiam nesse período não tinham história, o que é errado, uma vez que eles tiveram sim uma história, pois na medida em que o homem passa a transformar a natureza, ele está fazendo história. Segundo pesquisas realizadas o ser humano surgiu na África há aproximadamente quatro milhões de anos. O estudo da Pré-História é realizado através da analise dos fósseis, instrumentos, utensílios, desenhos e outros vestígios deixados pelos homens pré-históricos. Esse período é dividido em três fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Paleolítico (Também denominado de Idade da Pedra Lascada): Nesse período os seres humanos eram nômades, abrigando-se em cavernas nas quais deixaram pinturas nas paredes que foram denominadas de arte rupestre, fabricavam a maior parte dos utensílios com lascas de pedra, viviam da caça e da coleta de frutos e raízes. Um fator de grande importância desse período foi a descoberta do fogo.


Descoberta do fogo
http://turmadoamanha.wordpress.com/2011/06/07/o-que-e-paleolitico/

Neolítico (Também denominado de Idade da Pedra Polida): Começa o sedentarismo, surgindo comunidades fixas, aprimoram-se os instrumentos de pedra, polindo-os e tornando-os mais afiados. Os indivíduos desse período passam a semear as terras férteis, surgindo a agricultura e a criação de animais, também surge nesse período a cerâmica.


Comunidade fixa
         jchistoria.webnode.com.pt


Idade dos Metais: Este período refere ao momento em que o homem obtêm o conhecimento da técnica de fundir metais. O primeiro metal a ser fundido foi o cobre e depois o estanho, com a junção deles obtiveram o bronze, logo após veia a fundição do ferro.


Fina ponta laminada com forma de folha de louro, objeto da chamada Idade dos Metais.
        http://premium.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,RDF-4951,00.html